1 – Não copie conteúdo
Existem outros motivos, mas esses 4 deveriam ser suficientes para lhe convencer de que publicar conteúdo copiado não é uma boa ideia.
Caso não tenha se convencido, pelo menos copie do jeito certo.
E se não há informação sobre a licença?
Caso não diga nenhuma das coisas que citei acima, não copie. O mais provável é que a pessoa não permita reprodução de conteúdo. Caso queira muito copiar o texto, entre em contato com o autor peça licença e para reproduzir seu conteúdo.E se ele não der licença, NÃO COPIE.
2 – Não esconda os créditos
Não lhe dá direito de copiar.
Crédito é um link clicável.
3 – Não assuma autoria de um texto que não é seu
4 – Não peça links, nem visitas nem “uma força”
5 – Não faça hotlink
Hotlink é o que você faz quando você linka uma imagem que esta hospedada em outro blog, fazendo que ela apareça no seu blog.
Isso é errado, pois consome banda que o dono blog tem que pagar. Você faz hotlink, e a outra pessoa paga um custo. Você está roubando banda, e isso é errado!
O correto é copiar a imagem para o seu PC, e fazer upload dela para o lugar onde você guarda suas imagens – por exemplo, na sua conta do Blogger, ou em um serviço grátis de hospedagem de imagens.
Ao fazer hotlink, você se arrisca a que o dono da imagem a troque por outra, e você nunca sabe o que pode aparecer no seu blog – ele pode colocar uma imagem pornográfica, por exemplo. Então, guarde as imagens no seu espaço.
6 – Não escreva errado
Não escreva com abreviações – pq, vc, msm, e coisas assim.
Não escreva em miguxês; naum ixcreva axim.
Use acentuação – não escreva neh, eh.
Não encha seu texto de palavras como “bróder”, “mermão”, “pow”, “véi”, e “falow”. De ser possível, não use nenhuma palavra desse tipo.
Escreva em português correto, puro e simples.
E use um corretor ortográfico – ele corrige não só a gramática, mas erros de digitação.
Por que é tão importante escrever direito? Porque escrever errado é uma excelente estratégia para afugentar visitantes e leitores, para não ser levado a sério, e para jamais ter um blog bacana e conhecido.
7 – Não faça spam
Não mande emails dizendo “Visite meu blog” e coisas do gênero. Nem para listas de contatos, nem listas de discussão, nem para lugar nenhum.
Email não solicitado é SPAM – e ninguém pediu para receber email pedindo visitas pro seu blog, não é?
Exemplos de mensagem SPAM:
A melhor explicação sobre como a forma correta de fazer divulgação do seu blog foi dada pelo meu amigoDaniel Becher, numa discussão na Lista Blogosfera. Veja só:
Essas palavras se aplicam a email, comentários, e qualquer outro tipo de divulgação que você for fazer. Não “empurre” as coisas para as pessoas. Só fale do seu blog quando for adequado, nos lugares adequados. Não saia mostrando o pinto! Também não faça comentários spam – comentários que dizem “Visite meu blog”, comentários que não acrescentam nada, não comentam nada, e só são deixados com o intuito de receber vistas. Quando for comentar, – diga algo relevante ou interessante sobre o post, opine.
Não coloque sua url no corpo do comentário, nem assine seus comentários. Nome e endereço do blog devem ir somente nos campos do formulário que servem, veja você, para colocar seu nome e endereço.
No campo “Nome”, coloque seu nome ou seu nick, não o nome do seu blog nem palavras chave, ou qualquer outra estupidez dessas.
Finalizando
Errar é humano, e todo mundo erra – principalmente quando está começando. No entanto, se você leu este post, já pode evitar os erros listados.
Muito bom eu Aprovo.........
ResponderExcluir